Os 190 profissionais de saúde que irão atuar na unidade de retaguarda para pacientes com Coronavírus do HU (Hospital Universitário) da UEL entregam a documentação pessoal e acadêmica nesta quinta (9) e sexta-feira (10), cumprindo a penúltima etapa do PSS (Processo Seletivo de Seleção) antes da assinatura dos contratos temporários e início das atividades, previstos para o final desse mês. Todo o procedimento será realizado obedecendo as recomendações das autoridades de saúde com uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e respeito à distância entre pessoas para evitar contágio.
De acordo com edital de convocação divulgado nesta segunda-feira (6), os aprovados devem comparecer nesta quinta e sexta ao Anfiteatro do CBB (Centro de Ciências Biológicas), no Campus, em horário agendado, para a entrega do envelope com os documentos pessoais. Segundo o Pró-reitor de Recursos Humanos da UEL, Itamar Nascimento, após o recebimento da documentação comprobatória, a Comissão Examinadora deverá deferir os nomes dos aprovados e convocá-los para a realização dos exames médicos pré-admissionais a partir do dia 13. A data de assinatura dos contratos está prevista para a partir do dia 27 deste mês.
A UEL abriu as inscrições no último dia 23 de junho para contratação temporária de 190 Agentes Universitários - níveis superior e médio. O certame contemplou as seguintes funções e áreas de atuação: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/Diagnóstico Molecular, Fisioterapeuta, Médico/Clínico, Médico/Intensivista (adulto), Médico/Intensivista (adulto rotineiro), Médico/Neonatologia, Médico/Pediatria, Médico/Intensivista Pediátrico, Médico/Infectologia Adulto, Médico/Pneumologista, Nutricionista e Psicólogo; Técnico-administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório/Análises Clínicas e Técnico em Radiologia. Os contratos são para seis meses, podendo ser renovados.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
FÔLEGO
De acordo com informações da Diretora Superintendente do HU, Vivian Feijó, as novas equipes chegam em momento oportuno, quando Londrina e o restante do país enfrentam crescimento de casos da doença. Segundo ela, com os novos profissionais o HU da UEL se confirma como a segunda maior unidade de saúde especializada no tratamento de pacientes da Covid 19 no Paraná, com 359 leitos específicos. Ela lembra que o HU ampliou a quantidade de leitos de forma planejada, atendendo as Unidades de Terapia (UTIs) adulta e pediátrica, pulando de 291 para 359 leitos.
HISTÓRICO
O PSS é resultado do investimento de R$ 21 milhões para a estruturação de novos leitos no prédio da nova Maternidade do Hospital Universitário (HU/UEL) pelos próximos seis meses, exclusivamente para pacientes com Coronavírus. O pacote representou parte do esforço da SESA (Secretaria Estadual de Saúde) do Paraná para estruturar o sistema, visando o enfrentamento da pandemia. Segundo divulgou o próprio governo, em abril passado, uma parcela dos investimentos para prevenção e combate à COVID-19 vieram do fundo da ALEP (Assembleia Legislativa), que destinou R$ 37 milhões para as ações emergenciais de enfrentamento da doença.