A Secretaria estadual da Saúde já começou a distribuir para todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado a vacina contra o vírus do rotavírus (Vacina Oral de Rotavírus Humano), responsável pela doença diarreica, que pode levar à morte por desidratação. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença diarreica aguda é uma das principais causas de morte em países em desenvolvimento.
As 27 mil doses de vacina estarão disponíveis somente para as crianças que têm idades entre um mês e meio e cinco meses e meio e deverão tomar as duas doses da vacina. A primeira dose será dada às crianças com idades entre 6 a 14 semanas, o que equivale de um mês e meio a três meses e meio de idade. Já a segunda dose será aplicada em todas as crianças com idades entre 14 semanas a 24 semanas, equivalente a três meses e meio e cinco meses e meio de vida. Estarão disponíveis nos dois mil postos de saúde existentes no Paraná mais de 27 mil doses para a implantação da vacinação.
No Paraná, este ano ainda não foram registrados surtos de rotavírus e no ano passado ocorreram 45 casos em nove surtos, em quatro cidades diferentes.
A principal forma de transmissão da doença é a fecal-oral, isto é, fezes de doentes contaminam o meio ambiente, utensílios, mãos, alimentos e água, que contaminam outras pessoas. Outra forma de transmissão se faz da forma aerógena, quer dizer, transmissão pelo ar, através de espirro, tosse ou mesmo falando.
Os sintomas da doença são diarréia, vômito e febre, podendo durar de dois a quatorze dias. É muito importante que diante desses sintomas a população procure uma Unidade de Saúde o mais rápido possível para avaliação médica e tratamento necessários, lembrando que diarréia, independente da causa, pode levar a desidratação rápida, desnutrição crônica, retardo no desenvolvimento da estatura, do peso, da evolução intelectual e até mesmo à morte.
Informações da AEN