Nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Amparo, promove o "Mutirão de Saúde", que levará diversos serviços para a comunidade da região leste. A ação será realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Elias Kauam, localizada na Rua Maria Garcia Lopes, 178, Conjunto Novo Amparo.
Na ocasião, a população terá a oportunidade de receber serviços como: aferição de pressão arterial; exame de HGT (Glicemia Capilar); coleta de escarro para o diagnóstico de tuberculose; serviço de saúde bucal; avaliação de manchas na pele, para detecção de doenças como hanseníase; saúde da mulher, com informações sobre o autoexame das mamas e outras orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), incontinência urinária, entre outras doenças. A atividade contará com a presença de profissionais como nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga e haverá distribuição de preservativo.
Segundo a coordenadora da UBS Novo Amparo, Lilian Sato, o objetivo da atividade é levar os serviços oferecidos na unidade de saúde para aquelas pessoas que muitas vezes não procuram a UBS no dia a dia. "Queremos ampliar a oferta de saúde para a comunidade e, com esta ação, muitas vezes até conseguimos levar algumas pessoas para consulta na unidade. A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano e tem tido boa adesão da população", contou.
Endemias
Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde também estarão presentes, orientando a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e vetores transmissores de outras doenças, como o bicho barbeiro, caramujo africano, escorpiões e parasitas transmissores da leishmaniose. Serão distribuídos panfletos e será montada uma estrutura com banners, cartazes e outros materiais informativos que motivem a conscientização.
O objetivo é alertar os moradores sobre os perigos da dengue e outras endemias como zika vírus, chikungunya e febre amarela. Segundo a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, o mutirão é uma oportunidade de chamar a atenção do público participante sobre a importância de medidas preventivas. "Como o evento recebe sempre um grande número de pessoas, vamos aproveitar a chance de falar sobre a dengue e conscientizar a população para a prevenção do mosquito. Esperamos colaborar com o trabalho e convidamos toda a comunidade a comparecer", expôs.
Números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (24) o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.219 notificações relacionadas à doença. Deste total, 22 casos foram confirmados, 1.992 descartados e outros 222 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.