A equipe do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho promove, nesta sexta (26) e na próxima terça-feira (30), ações da Campanha Julho Amarelo, sobre Hepatites Virais. Os servidores estarão no primeiro dia no Sesc Norte, das 8h às 14h, repassando informações sobre as hepatites virais e realizando testes rápidos. A atividade também será realizada na terça (31), na unidade do Centro, das 18h às 22h. Também vão participar profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para abordagem e aconselhamento dos usuários após o resultado dos testes rápidos, seja ele negativo ou positivo. O Sesc Londrina Centro está situado na Rua Fernando de Noronha, 264. E a unidade da região norte, fica na Avenida Saul Elkind, 1.555.
Segundo a odontologista do Centro de Referência, Lázara Regina de Rezende, o trabalho nas unidades do Sesc vai focar na orientação, atuando de forma educativa para prevenção de novos casos de hepatites virais. "Os testes rápidos que iremos oferecer vão permitir o diagnóstico das hepatites B e C, e também HIV e sífilis. Estas duas últimas doenças são as que mais geram procura no Centro de Referência, mas observamos um crescimento nos casos de pessoas com suspeita de hepatite, por isso iremos atuar na conscientização sobre como ocorre o contágio e quais as formas de prevenção", detalhou.
As hepatites virais (B e C) são contraídas através do contato com sangue ou fluidos contaminados. Por isso, as principais formas de contágio são as relações sexuais sem o uso de preservativo, compartilhamento de seringas, no caso de pessoas que utilizam drogas injetáveis, e até mesmo em procedimentos de beleza, como manicure, pedicure ou depilação, quando não ocorre a esterilização ou descarte correto dos materiais utilizados.
Lázara destacou que as hepatites podem levar muito tempo para se manifestar, período em que o vírus fica "incubado" no organismo até se instalar no fígado e provocar os sintomas. "Então mesmo que agora o paciente não tenha praticado esses comportamentos de risco, se ocorreu anos atrás ele deve fazer o teste mesmo assim", destacou.
Uma das principais ferramentas para o tratamento das hepatites virais é o diagnóstico precoce. "O primeiro sintoma observado é a pele amarelada, e isso ocorre com o globo ocular também. Também são sintomas as fezes esbranquiçadas, xixi escuro e, em estágios mais avançados, abdômen com volume. Em caso de dúvidas ou suspeitas, os testes rápidos podem ser feitos no Centro de Referência, ou nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja confirmada a presença do vírus, o tratamento completo é oferecido pelo SUS", afirmou a odontologista.
O atendimento para testes rápidos ocorre no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h30. O endereço é Alameda Manoel Ribas, nº 1. O usuário também pode entrar em contato com a UBS mais próxima de sua residência, para solicitar a realização dos exames.