Notícias

Tamarana confirma três casos de dengue

13 mar 2019 às 15:48

Três moradores de Tamarana estão com dengue. Os casos foram confirmados nesta terça-feira (12), após realização de exames laboratoriais por parte da Secretaria da Saúde do Paraná. Trata-se do tipo 2 da doença.


Dois dos infectados (entre eles, uma gestante) são do Jardim Esperança. O terceiro reside na Rua José Maria de Alcântara, entre os conjuntos habitacionais Manoel Batista Vieira e Enes Barbosa. Este último é um caso autóctone (contraído no próprio município). Já os outros dois são importados (ou seja, os pacientes foram picados em outra cidade). O estado de saúde do trio é estável e tem sido monitorado pela Secretaria municipal de Saúde. Atualmente, eles não se encontram hospitalizados.


Segundo a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, o fato de o vírus da dengue ter começado a circular em Tamarana deixa a cidade em condição ainda mais delicada. Afinal, o último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), em janeiro, já havia apontado ocorrência de 5,1% de focos do mosquito, número que colocou o município em situação de alto risco de infestação. "O inimigo é minúsculo, mas o estrago é gigantesco", alertou ela.


Trabalho redobrado – Já nesta quarta-feira (13), profissionais da Secretaria de Saúde – entre eles, agentes comunitários e de combate a endemias – estiveram no Jardim Esperança para orientar os moradores sobre os riscos da doença. O bairro também recebeu aplicação de veneno contra o Aedes aegypti por meio de bomba costal motorizada. A ação deve se repetir nesta quinta-feira (14), nos conjuntos Manoel Batista Vieira e Enes Barbosa. Além disso, um novo LIRAa começou a ser realizado.

Sintomas de dengue – Entre os sintomas de dengue, estão febre, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas pela pele, náuseas e vômitos. Ao apresentar os primeiros sinais da doença, a pessoa precisa, de imediato, procurar a unidade de saúde mais próxima.


Continue lendo