Notícias

Sobe para 30 casos confirmados de gripe A em Londrina

27 ago 2012 às 16:19

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, informou na manhã de hoje (27), os novos casos da gripe H1N1 em Londrina. Até o momento, 30 casos da doença foram confirmados e 15 pessoas seguem internadas com suspeitas da gripe A. Na segunda-feira passada, 26 casos estavam confirmados na cidade, mas o número de internados não sofreu alterações.

De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, desde janeiro deste ano a secretaria notificou 458 casos com suspeitas da doença, mas confirmou apenas 30. Todos passaram por exames laboratoriais, sendo que a maioria foi realizada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e apenas cinco foram feitos por laboratórios de referência autorizados pelo governo do Estado.


A vacinação para crianças menores de cinco anos, gestantes e idosos continua, mas não há previsão para o recebimento de novas doses através da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA). Aos primeiros sintomas da gripe, a população deve procurar um médico. Os hospitais, pronto-atendimento e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam gratuitamente o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento em casos de suspeitas da gripe H1N1.

A Secretaria de Saúde lembra que é necessário continuar com ações simples, como lavar as mãos e utensílios individuais com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações, ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável e utilizar o álcool em gel.


Continue lendo