Usuários que queiram reduzir seu consumo excessivo de álcool têm uma nova ferramenta para alcançar este objetivo. É o programa "Beber Menos" do site Informálcool que concluiu sua fase de testes e está disponível ao público.
O sistema permite que o usuário se cadastre de forma anônima e a partir de informações individualizadas, oferece auto-avaliações e orientações para reduzir o consumo ou para parar de beber. A ferramenta utiliza técnicas da psicoterapia cognitiva e da entrevista motivacional, que já demonstraram efetividade em aplicações presenciais.
Desde o final de 2012 no ar, em sua fase de testes, o programa é resultado de uma parceria entre a UFPR, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pesquisadores do México, Índia e Bielorússia e docentes da UNIFESP e UFJF.
Um estudo com site semelhante demonstrou um aumento de 3,6 vezes nas chances de sucesso em comparação com quem não utilizou este tipo de ferramenta.
Orientações e simulações de situações de risco
O sistema é capaz de gerar um alerta ao usuário sobre suas situações de maior risco de consumo excessivo, a partir de informações que ele forneceu sobre os períodos, locais e companhias em que bebe com maior frequência e quantidade, levando também em consideração seus sentimentos nestas ocasiões e tipos de bebidas consumidas. O sistema gera gráficos ilustrativos de cada uma destas situações e ajuda a criar estratégias para evitá-las e não beber.Também s ão geradas metas realistas para a redução do consumo, baseado nas informações individualizadas.
Um exemplo dessas avaliações é uma lista que o usuário faz depois de uma situação em que ele considere que bebeu excessivamente, indicando que pensamentos levaram ele a perder o controle e que pensamentos teriam ajudado a evitar aquela situação. O objetivo é oferecer saídas que possam ajudar o usuário a se fortalecer frente às situações que envolvem a bebida.
A principal vantagem da ferramenta é ajudar aqueles indivíduos em locais mais isolados, com pouco acesso a profissionais especializados ou que possuem vergonha de expor seus problemas.
Além do "Beber Menos" o site Informálcool possui seções especificas para atender cada tipo de público como familiares, usuários, profissionais da saúde e pesquisadores.
A proximidade do carnaval, onde há aumento na quantidade de uso de álcool, também é um momento de aumento de recaídas de usuários que estavam abstinentes. Isso indica que este é o momento ideal para aderir ao programa.