Na semana que antecede o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a estimativa para o Brasil, no biênio 2016-2017, é a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil casos novos), ocorrerão cerca de 420 mil casos novos de câncer.
O perfil epidemiológico observado assemelha-se ao da América Latina e do Caribe, onde os cânceres de próstata (61 mil), em homens, e mama (58 mil), em mulheres, serão os mais frequentes. Ao analisar as taxas brutas, o câncer de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do País, sem considerar os tumores de pele não melanoma.
Na região Sul
Entre os homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), sã o 91 casos de câncer de próstata (a cada 100 mil habitantes), seguido de pulmão (34 casos/100 mil) e cólon e reto (intestino grosso/20 casos por 100 mil). Já para as mulheres, mama é o tipo mais frequente (71 casos/100 mil), seguido de pulmão (21 casos/100 mil habitante), tireoide (16 casos/100 mil) e na quinta posição o de colo de útero (16 casos/100 mil).
Esses números batem com o levantamento realizado pelo "Programa Cuide-se +", uma inciativa do Sesi/PR, que desde 2012 desenvolve ações de prevenção e diagnóstico em empresas filiadas, por meio de uma ferramenta inovadora: a utilização de "Unidades Móveis". Projetadas com equipamentos de última geração para a realizar exames que identificam o câncer de mama, de próstata, de pele e colo do útero, essas unidades são fruto de uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento da doença.
O Cuide-se + possui até o momento três unidades em funcionamento, sendo que cada uma possui uma equipe de profissionais especializados. Só em 2016, o programa foi responsável por 12 mil atendimentos, mais de 17 mil exames (PSA, Pele, Papanicolau, Mamografia) em 63 municípios percorridos. Para contratar o serviço, as empresas filiadas devem agendar o atendimento "in company".
Existe um custo diferenciado para a realização dos exames, um investimento que gera um retorno inestimável para a indústria e, por conseguinte, garante o bem-estar coletivo e o aumento da produtividade. "Este modelo de prevenção, sem dúvida, tem ajudado as empresas a manter seus colaboradores atentos com a sua saúde, contribuindo para a diminuição no índice de pessoas que podem ser afastadas de suas atividades profissionais devido a problemas com a doença", aponta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.
Sabe-se que os homens naturalmente negligenciam os cuidados com a saúde, muitas vezes por medo de serem diagnosticados. No caso das mulheres, é a falta de tempo que atrapalha, já que muitas precisam conciliar uma dupla jornada (trabalho/casa) com os cuidados preventivos de saúde. "Além de facilitar o acesso aos exames de referência para o câncer, o Cuide-se + promove a conscientização do público, por meio de oficinas, materiais impressos, vídeos e palestras. Tudo para estimular a prática de hábitos saudáveis e ajudar na prevenção da doença," aponta Fabiana Tozzo, Coordenadora do Cuide-se + Prevenção do Câncer.
Lista de exames realizados dentro da "Unidade Móvel":
Mama – mamografia – para mulheres a partir de 40 anos.
Colo do útero – Papanicolau – mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual e queiram fazer o exame.
Próstata – PSA (exame de sangue) – homens a partir dos 40 anos.
Pele – quem tiver alguma evidência/mancha preocupante. Este é um exame para análise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer se são lesões de característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário.