A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou mais 13 casos de coronavírus no Paraná nesta sexta-feira (20). Dez são de Curitiba, dois de Londrina e um de Guaíra, no Oeste do Estado. Em Londrina, um caso trata-se de um homem, de 37 anos, que retornou no último dia 15 da capital paulista de avião e de uma mulher, 39 anos, que esteve em Santa Catarina e São Paulo, que chegou a cidade no dia 13 de março.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a mulher diagnosticada em Londrina pela rede particular está isolada em casa, sem sintomas graves da doença. O homem também está em isolamento domiciliar com sintomas leves, sem necessidade de intervenção hospitalar.
As confirmações divulgadas nesta sexta são de oito mulheres e cinco homens com idades entre 25 e 59 anos, destes, nove foram testados por laboratórios particulares e quatro pelo Lacen (Laboratório Central do Estado).
Outros seis casos de Curitiba possivelmente serão confirmados. Os pacientes realizaram os testes em laboratórios privados, ainda não habilitados pelo Lacen.
DADOS
Atualmente o Paraná possui 36 casos confirmados, cinco estão em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar.
O novo boletim aponta 137 casos descartados e 202 casos suspeitos, totalizando 375 notificações.
Os municípios de Colombo, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha, Pato Branco, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira, Tomazina, Assis Chateaubriand e Ivaiporã ainda não haviam registrado notificações da doença.
BOLETIM
A pasta informa que o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos segue instável durante essa semana.
Sem acesso ao sistema, a Sesa não tem como informar e notificar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por Secretarias Municipais podem ser divergentes, em razão disso.