Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados preocupantes

Sesa alerta sobre prevenção e controle da sífilis

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 dez 2019 às 09:36
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O combate à sífilis é uma das prioridades da Sesa PR (Secretaria da Saúde do Paraná): reduzir a transmissão, ampliar o diagnóstico e o tratamento da sífilis adquirida, congênita e na gestação são metas da instituição até o ano 2022. Esta orientação foi destacada nesta semana durante um encontro em Curitiba que reuniu representantes das 22 Regionais de Saúde do Estado e a Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A sífilis é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), que existe há muitos anos e até hoje é questão preocupante para a saúde pública. Tanto a sífilis adquirida, cuja transmissão é predominantemente sexual, como a sífilis na gestação, que é transmitida da mãe para filho, podem ser evitadas com uso de preservativos, detecção por meio de teste rápido, diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Paraná lançou neste ano a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita para os municípios que atingirem os indicadores estabelecidos pelo Governo do Estado e que são baseados em critérios do Ministério da Saúde e organismos internacionais de Saúde, abrangendo ações de prevenção à transmissão vertical que vão desde o acolhimento da mulher na unidade de saúde, passando pela saúde sexual e reprodutiva, até a gestação e parto, com uma integração entre as políticas de saúde e os serviços.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


"Trata-se de uma proposta inédita no país e nosso objetivo é incentivar e aprimorar os processos para a eliminação da sífilis congênita, que ainda é a segunda principal causa de morte fetal evitável em todo o mundo” afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Publicidade


O Paraná foi pioneiro na descentralização de testes rápidos para os municípios e promove acesso ao tratamento imediato no momento do diagnóstico, além da oferta de medicamentos para o tratamento. "Capacitamos neste ano mais de 1.500 profissionais de saúde na atualização sobre as ISTs”, informa a chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Mara Franzoloso.


"Em 2020, vamos incentivar os municípios para a busca da certificação estadual; assim conseguiremos nosso objetivo que é a redução dos casos de sífilis no recém-nascido, alcançando assim a eliminação da sífilis congênita em nosso estado. Estamos com o quadro profissional capacitado, em uma integração entre a Vigilância e Atenção Primária à Saúde, com o diagnóstico e tratamento disponível em toda a rede pública do estado. Com estas ferramentas e com a conscientização da importância do tratamento adequado da gestante e parcerias, poderemos certificar vários municípios do estado no próximo ano” acrescenta.

Publicidade


Dados - O Paraná registrou em 2018 88,8 casos de sífilis adquirida para cada 100 mil habitantes. No Brasil, foram 75,8 casos para 100 mil habitantes e, na região Sul, 123,7 para 100 mil habitantes.


Ainda no ano de 2018, a sífilis congênita no Estado apresentou uma taxa de 5,6 para cada 1.000 nascidos vivos. No Brasil a taxa foi de 9,0 por 1.000 nascidos vivos e, na região Sul , 8,9 por 1.000 nascidos vivos.


A sífilis na gestação apresentou uma taxa de 15,5 para cada 1.000 nascidos no Paraná, enquanto que, no Brasil e na região Sul as taxas foram de 21,4 e 23,0 respectivamente.

"É preciso afirmar ainda que boa parte dos casos registrados de sífilis adquirida e de sífilis em gestantes se explica pela melhoria e sensibilidade na detecção da doença, na atenção e cuidado no atendimento pré-natal e no acompanhamento no parto e puerpério na rede de Atenção à Saúde do Paraná”, complementa Mara Franzoloso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade