O Governo do Paraná iniciou nesta segunda-feira (22) estudos para complementar os valores que deixarão de ser pagos pela União para hospitais que atuam na média e alta complexidade (MAC) no Estado. Na última quinta-feira (18), o Ministério da Saúde publicou um informe dizendo que vai repassar apenas 70% dos valores devidos em novembro.
Para evitar problemas na prestação de serviços das instituições sob a gestão estadual, o Governo do Estado quer garantir o máximo possível dos repasses com recursos do Fundo Estadual de Saúde.
"Sabemos da importância de manter o atendimento à população nos hospitais. Apesar do repasse não ser de responsabilidade do Estado, faremos, dentro do possível, os pagamentos não cobertos pelo Ministério da Saúde", informou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
PAGAMENTO - Segundo o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Olavo Gasparin, os 70% dos recursos do MAC foram depositados pelo Ministério da Saúde no Fundo Estadual de Saúde nesta segunda (22) e o Governo do Estado já iniciou os pagamentos aos hospitais.
"Estão sendo feitos os pagamentos das internações hospitalares, serviços ambulatoriais e os referentes às portarias das Redes de Atenção à Saúde. Para que o Fundo Estadual possa compensar os valores não depositados, é necessária alteração orçamentária, mas estamos trabalhando para que isso ocorra ainda em 2014", explicou Gasparin.
NOTA – A nota do Fundo Nacional de Saúde, publicada na página do Ministério da Saúde, foi emitida no dia 18 de dezembro e destaca que os valores correspondentes aos 30% restantes devidos aos hospitais deverão ser repassados aos estados e municípios a partir do dia 5 de janeiro, sem, no entanto, especificar a data para que isso ocorra.