Notícias

Sem diretor, hospital de Rolândia pode ser fechado

03 jan 2014 às 17:22

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) deu prazo para que o Hospital São Rafael, em Rolândia, nomeie um novo responsável pela direção técnica da instituição. Por lei, o hospital não pode receber pacientes sem ter alguém que responda pelos atos da equipe médica durante o atendimento.

"A última coisa que o conselho quer é o fechamento do atendimento à população. Vamos fazer todos os esforços para que isso não aconteça. Mas há uma lei estabelecendo que o hospital não pode funcionar sem diretor. Estamos em contato com o município e o governo estadual buscando uma alternativa para que a população não fique desassistida", afirmou o presidente do CRM no Paraná, Maurício Marcondes Ribas, em entrevista à rádio Terra Nativa. O prazo estabelecido pelo conselho é de 15 dias.


Rhoger Felipe Czekalski, que está deixando o cargo de diretor, admitiu o estado crítico da instituição. "A saúde pública é um problema nacional. Está difícil conseguir médicos dispostos a fazer plantão de pronto-socorro. O São Rafael chegou em uma situação de dificuldade extrema. É um alerta para que os interessados deem mais atenção e proponham uma solução, que a gente não viu até o momento", lamentou.


Em outubro de 2013, médicos plantonistas ameaçaram parar o hospital por conta da defasagem da remuneração e de profissionais.

O São Rafael conta com cerca de 40 médicos, incluindo plantonistas, e mais de 90% dos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Continue lendo