Notícias

Secretaria de Saúde forma 65 em terapia comunitária

20 jun 2007 às 20:07

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (22), às 9h, a formatura de mais 40 terapeutas e 25 co-terapeutas comunitários. O evento será no auditório do centro de treinamento da Sercomtel, na rua Fernão de Magalhães, nº 383, no bairro Cervejaria (região leste). O serviço de terapia comunitária funciona como uma ferramenta de inclusão social e prevenção em saúde mental.

Vanessa Carvalho de Mello e Sônia Maria Coutinho Orquiza, que fazem parte do grupo de formandos, afirmaram que o curso de terapia comunitária trouxe crescimento profissional e humano para todos os que participaram. De acordo com Vanessa Carvalho, terapeuta comunitária, o curso abordou também a humanização da saúde. Vanessa ressaltou que a diversidade foi valorizada durante o curso, que teve como foco a inclusão social através da terapia comunitária.


Vanessa Carvalho comentou que o curso também abordou, em módulos, temas como cultura popular, antropologia e álcool e drogas, que, segundo ela, possibilitaram uma capacitação específica aos participantes.


"Muitas pessoas chegam às unidades de saúde buscando auxílio patológico, mas muitas vezes elas não foram buscar remédios e sim um espaço de escuta, de partilha, alguém para ouvir. A terapia comunitária abre esse espaço", comentou Vanessa.


Sônia Maria Coutinho Orquiza, médica da família da rede municipal, explicou que a terapia comunitária é muito importante porque serve de instrumento para capacitar o profissional para lidar com pessoas que têm problemas psicossociais e procuram tratamento.


Conforme a coordenadora do programa, Maria da Graça Pedrazzi Martini, atualmente 20 grupos de terapia funcionam em Londrina, junto à unidades básicas de saúde (UBS), centros de referência da assistência social (Cras) e entidades que trabalham com a reabilitação de usuários de álcool e drogas. Ela afirmou que a Secretaria de Saúde pretende ampliar o número de terapeutas comunitários no segundo semestre deste ano, quando há a perspectiva de abertura de mais uma turma do curso, através da renovação da parceria com a Secretaria Nacional Anti-drogas e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O serviço de terapia comunitária é aberto à comunidade e deve ser procurado nas unidades básicas de saúde. Os interessados devem entrar em contato com a Vila da Saúde, pelo telefone (43) 3376-1818, para obter mais informações. As informações são do Núcleo de Comunicação/PML.


Continue lendo