Notícias

Secretaria de Saúde alerta sobre a dengue em Londrina

13 mai 2015 às 14:13

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento das informações sobre os quatro pacientes que morreram nos últimos 20 dias, em Londrina, com suspeitas de dengue. Até o momento, o município não recebeu a resposta com os resultados dos exames laboratoriais de amostras de sangue, que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Leia Pereira, a Secretaria de Saúde depende da análise dos prontuários médicos, dos atestados de óbito e do resultado do Lacen para dar o parecer final sobre os casos. Este parecer é feito por dois médicos, um da rede municipal de saúde e outro da 17ª Regional de Saúde.


"Assim que obtivermos o laudo sobre as causas dos óbitos informaremos aos familiares e ao secretário de Saúde. A pessoa pode ter dito dengue e ter morrido em decorrência de outras doenças. O Lacen está recebendo muitos exames de todo o Paraná e, por isso, está demorando um pouco para liberar os resultados. Isso aumenta a média de espera pelos resultados para 20 dias", explicou Leia.


Ação - Para a diretora é importante lembrar a população sobre medidas preventivas e de combate à dengue. "É uma doença de responsabilidade de todos. Cabe a cada um ajudar a cuidar de seus quintais, jardins e dentro das casas para que não existam locais que acumulem água e focos do mosquito transmissor", finalizou.


Para conscientizar a população, nesta sexta-feira (15), das 9 às 10h30, os agentes municipais de endemias em conjunto com diversos parceiros vão realizar uma ação contra a dengue em frente à Escola Municipal Hikoma Udihara, localizada na rua Orlando Silva. A passeata reunirá cerca de 350 pessoas, que caminharão pelas ruas Maritacas, Mandaguari, Nova Esperança, Centenário do Sul, retornando à escola municipal.O objetivo é alertar as pessoas sobre os perigos da doença.


Dados - Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, foram confirmados 1.036 casos de dengue. Outros 2.601 aguardam os resultados exames e 1.231 suspeitas foram descartadas.




Continue lendo