A Secretaria de Estado da Saúde montou três tendas de orientação sobre HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis ao longo da orla paranaense. Equipes de saúde distribuem preservativos e materiais educativos, informam os veranistas e os encaminham para a realização do teste rápido de diagnóstico do HIV e da sífilis.
Os testes estão disponíveis em unidades de saúde próximas às praias dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. "Eles ampliam o acesso ao diagnóstico dessas doenças silenciosas e diminuem o risco de transmissão vertical, aquela que ocorre de mãe para filho", explicou o técnico da divisão de Dst/Aids da Secretaria da Saúde, Francisco dos Santos.
Para realizar o exame é preciso de apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos e, caso dê positivo, o paciente já é encaminhado imediatamente para o tratamento. Antes e após o teste, a equipe de saúde também faz um breve aconselhamento sobre as medidas preventivas das Dsts.
A ação, que se estenderá durante toda a Operação Verão 2012/2013, é uma parceria da Coordenação Estadual de Controle de Dst/Aids com as secretarias municipais de saúde do Litoral. Durante o Carnaval, o trabalho será intensificado e também haverá tendas adicionais em locais com grande circulação de foliões.
O objetivo é atingir principalmente o público jovem que está de férias no Litoral. A maior parte dos casos de aids registrados no Paraná está na faixa etária entre 13 e 34 anos.