A Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), mantenedora do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), confirmou nesta quarta-feira (20) o remanejamento das funções na instituição. O médico Jurandir Marcondes Ribas Filho passa hoje a exercer o cargo de diretor geral do HUEC e o médico Maurus Vinícius Stier Serpe o de diretor técnico. Ambos já trabalhavam no HUEC.
Ribas Filho é cirurgião, doutor em cirurgia e professor da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). É membro titular da Academia Paranaense de Medicina, foi presidente da Associação Médica do Paraná (AMP) e vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB). Serpe é médico urologista, doutor e também professor da FEPAR.
De acordo com o comunicado oficial emitido pela SEB, os antigos diretores, Odair Airton Braun e Luiz Felipe Mendes, assumirão outas funções dentro da instituição. Os cargos, porém, não foram especificados.
O secretário municipal de Saúde da capital, Adriano Massuda, disse que colocou a Secretaria à disposição da nova diretoria para auxiliar nesse momento de transição. "O Evangélico é um hospital importante para Curitiba e para toda a população atendida pelo Sistema Único de Saúde. Pode ter certeza de que estamos juntos nesse novo desafio", afirmou.
Denúncias - As mudanças no hospital acontecem após as denúncias envolvendo mortes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) virem à tona. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), oito pessoas são acusadas de homicídios duplamente qualificados, além de formação de quadrilha. Entre elas está a ex-chefe da UTI, Virgínia Soares de Souza, única que permanece presa.