A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (13), o Dia D para vacinação contra a dengue. Entre 12 e 18 horas, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões do Município estarão abertas exclusivamente para a campanha. Serão utilizadas as 121 mil doses de vacina tetravalente fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Poderão ser imunizadas as pessoas residentes em Londrina, com idade entre 15 a 27 anos, 11 meses e 29 dias, conforme determinação do governo do Estado.
A faixa etária foi selecionada com base em estudo epidemiológico, que comprovou maior ocorrência da doença neste grupo. Para ser vacinado, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.
De acordo com a coordenadora em Imunizações da SMS, Sônia Fernandes, quem não puder comparecer no Dia D poderá ser vacinado até o dia 02 de setembro. "Após o Dia D, a vacinação contra dengue estará disponível somente no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CIDI) e na Unidade Municipal de Matriciamento e Ensino em Estratégia em Saúde da Família (UMESF)", afirmou.
O CIDI fica localizado na Alameda Miguel Blasi, nº 1, e a UMESF fica na Rua Valparaíso, 189, parque Guanabara (antigo endereço da UBS Guanabara). O horário de atendimento para vacina nestes locais é das 8 às 17h30. Na região rural, a vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, em dias e horários estipulados pelas UBSs.
Sobre a vacina
A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de 6 meses entre elas, e que não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Além de Londrina, outras 29 cidades do estado do Paraná receberam as vacinas adquiridas pela Sesa.
UBSs para vacinação contra a dengue no Dia D:
Região Sul
União da Vitória
Cafezal
Ouro Branco
Região Central
Vila Brasil
Guanabara
Centro
Região Leste
Vila Casoni
Marabá
Armindo Guazzi
Lindóia
Região Norte
João Paz
Aquiles
Vivi Xavier
Padovani
Região Oeste
Cabo Frio
Santiago
Tókio
Bandeirantes
Jardim do Sol
Zona Rural
Lerroville (a UBS não abrirá. A equipe irá até o Assentamento Eli Vive para vacinar a comunidade).