Neste sábado (16), das 9 às 13 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza uma ação de conscientização de combate ao Aedes aegypti e outras endemias, com a comunidade da região oeste. Será no pátio do Supermercado Quinelato, na rua Plutão, nº 22, esquina com a avenida do Sol.
Haverá exposição sobre a dengue e outras endemias, com mostruário dos caramujos africano e da esquistossomose, além do bicho barbeiro. Os agentes de endemias também falarão sobre a leishmaniose. O público frequentador do local e os pedestres que passam pelo entorno do estabelecimento serão abordados, para receberem informações sobre as doenças. "Vamos distribuir panfletos com orientações e sacos de lixo para a população", ressaltou a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos.
Também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, pelos colaboradores de uma farmácia, parceira da ação. A iniciativa também conta com a parceria do Sindicato Nacional dos Aposentados de Londrina e de um estabelecimento comercial.
Lucimara ressaltou que o objetivo é conscientizar a comunidade da região sobre a importância dos cuidados constantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de informar sobre outras as endemias, muitas vezes desconhecidas pela população. Com relação as doenças
provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, a educadora frisou que a orientação é para que as pessoas vistoriem seus quintais e os locais que podem ser possíveis criadouros para o mosquito, pelo menos três vezes por semana.
A educadora informou que é importante recolher os materiais que podem acumular água e armazená-los em locais livres das chuvas. "Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até 450 dias, ou seja, mais de um ano, podendo vir a eclodir no verão, devido a chuvas e as temperaturas mais altas, por isso a importância dos cuidados constantes, inclusive no inverno", disse a educadora.
Números – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (14), o boletim semanal sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 12.877 notificações. Deste total, foram confirmados 4.068 casos da doença. Outros 5.030 foram descartados e 3.779 estão em andamento, aguardando os resultados de exames de laboratório.