A Coordenadoria de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde prossegue com várias ações de vacinação contra a dengue. A campanha encerra no dia 31 de março, e é voltada para pessoas com idade de 15 a 27 anos, pois esta faixa etária concentra 30% do total de casos de dengue no Paraná. Podem ser vacinados jovens que ainda não tomaram a dose de imunização, e também quem já recebeu a vacina na primeira campanha, realizada em agosto de 2016.
Neste sábado (25), a equipe de Coordenadoria de Imunizações estará aplicando as vacinas contra dengue no calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil. O horário de atendimento será das 8 às 14 horas. Para ser imunizado, basta apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, neste sábado (25) também serão imunizados jovens da Igreja Nova Aliança, e os que participam de encontros da Cruz Vermelha. "São parcerias que nós firmamos com o objetivo de ampliar ao máximo o número de pessoas protegidas contra a dengue em nossa cidade", explicou.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A partir das 14 horas, a equipe da SMS também estará em supermercados de Londrina, realizando exclusivamente a vacinação contra a dengue. Participam da ação o Hipermercado Condor (Rua Rio Grande do Sul, 50); e as lojas do Super Muffato Tiradentes (Avenida Tiradentes, 2.200), Saul (Avenida Saul Elkind, 2.177), Duque (Avenida Duque de Caxias, 1.200), Madre (Avenida Madre Leônia Milito, 1.175), e Sul/Cafezal (Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 55). O atendimento nos supermercados será realizado até 20 horas.
Busca Ativa
Dado o baixo índice de pessoas que aderiram à campanha de vacinação contra a dengue, a partir de segunda-feira (27) será feita uma busca ativa de pessoas dentro da faixa etária, nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Além disso, vamos prosseguir com a vacinação em empresas que solicitaram o atendimento, e em universidades. Até o momento, foram aplicadas apenas 23.800 doses, e a meta para Londrina é de 135 mil doses. Por isso, devemos continuar sensibilizando os jovens e adolescentes a procurarem os locais e pontos de vacinação, para evitar a proliferação dessa doença em nossa cidade", ressaltou Sônia.
Na próxima semana, as UBSs continuam com o cronograma de atendimento para vacinação contra a dengue. E no calçadão de Londrina, até a próxima sexta-feira (31), a equipe da SMS fará imunização das 8h30 às 17 horas.
A Universidade Norte do Paraná (Unopar) campus Piza terá vacinação contra a dengue na terça-feira (28), das 8 às 23 horas. E no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, também haverá atendimento para vacinação na próxima quarta-feira (29). "Iremos atender os alunos desse campus da UEL que já estão iniciando o ano letivo de 2017", explicou Sônia.
Sobre a vacina
As doses disponibilizadas em Londrina no sistema público de saúde foram cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Ao todo, a vacina foi distribuída em 30 municípios do Estado.
São necessárias três doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. A primeira campanha ocorreu em agosto de 2016, a segunda prossegue até o dia 31 março, e a terceira será em setembro de 2017. Em março também é a última chance de quem faz parte do público-alvo, mas ainda não tomou a primeira dose.
A vacina é indicada para a prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4, protegendo contra os quatro tipos de dengue que circulam no País. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.