A Coordenadoria de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde prossegue com várias ações de vacinação contra a dengue. A campanha encerra no dia 31 de março, e é voltada para pessoas com idade de 15 a 27 anos, pois esta faixa etária concentra 30% do total de casos de dengue no Paraná. Podem ser vacinados jovens que ainda não tomaram a dose de imunização, e também quem já recebeu a vacina na primeira campanha, realizada em agosto de 2016.
Neste sábado (25), a equipe de Coordenadoria de Imunizações estará aplicando as vacinas contra dengue no calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil. O horário de atendimento será das 8 às 14 horas. Para ser imunizado, basta apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, neste sábado (25) também serão imunizados jovens da Igreja Nova Aliança, e os que participam de encontros da Cruz Vermelha. "São parcerias que nós firmamos com o objetivo de ampliar ao máximo o número de pessoas protegidas contra a dengue em nossa cidade", explicou.
A partir das 14 horas, a equipe da SMS também estará em supermercados de Londrina, realizando exclusivamente a vacinação contra a dengue. Participam da ação o Hipermercado Condor (Rua Rio Grande do Sul, 50); e as lojas do Super Muffato Tiradentes (Avenida Tiradentes, 2.200), Saul (Avenida Saul Elkind, 2.177), Duque (Avenida Duque de Caxias, 1.200), Madre (Avenida Madre Leônia Milito, 1.175), e Sul/Cafezal (Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 55). O atendimento nos supermercados será realizado até 20 horas.
Busca Ativa
Dado o baixo índice de pessoas que aderiram à campanha de vacinação contra a dengue, a partir de segunda-feira (27) será feita uma busca ativa de pessoas dentro da faixa etária, nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Além disso, vamos prosseguir com a vacinação em empresas que solicitaram o atendimento, e em universidades. Até o momento, foram aplicadas apenas 23.800 doses, e a meta para Londrina é de 135 mil doses. Por isso, devemos continuar sensibilizando os jovens e adolescentes a procurarem os locais e pontos de vacinação, para evitar a proliferação dessa doença em nossa cidade", ressaltou Sônia.
Na próxima semana, as UBSs continuam com o cronograma de atendimento para vacinação contra a dengue. E no calçadão de Londrina, até a próxima sexta-feira (31), a equipe da SMS fará imunização das 8h30 às 17 horas.
A Universidade Norte do Paraná (Unopar) campus Piza terá vacinação contra a dengue na terça-feira (28), das 8 às 23 horas. E no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, também haverá atendimento para vacinação na próxima quarta-feira (29). "Iremos atender os alunos desse campus da UEL que já estão iniciando o ano letivo de 2017", explicou Sônia.
Sobre a vacina
As doses disponibilizadas em Londrina no sistema público de saúde foram cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Ao todo, a vacina foi distribuída em 30 municípios do Estado.
São necessárias três doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. A primeira campanha ocorreu em agosto de 2016, a segunda prossegue até o dia 31 março, e a terceira será em setembro de 2017. Em março também é a última chance de quem faz parte do público-alvo, mas ainda não tomou a primeira dose.
A vacina é indicada para a prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4, protegendo contra os quatro tipos de dengue que circulam no País. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.