A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até a próxima terça-feira (30). A informação foi transmitida ontem (23) pela Secretaria de Saúde do Paraná. O objetivo é aumentar a cobertura da vacinação em todo o estado.
De acordo com os dados oficiais, até ontem 54.521 londrinenses pertencentes aos grupos prioritários haviam sido vacinados. Fazem parte deste segmento as crianças de 6 meses a 2 anos, profissionais da saúde, gestantes, mulheres que estão nos 45 dias após a gestação, indígenas, idosos, doentes crônicos e pessoas com privação de liberdade.
Os indígenas fazem parte do grupo com maior índice de vacinação até agora, pois dos 1.486 cadastrados, 893 já estão imunizados, ou seja, 60,1%. A imunização de pessoas acima de 60 anos também teve aumento, pois 35.477 tomaram a vacina, ou seja, 54,06% da meta foi realizada.
Com relação aos funcionários da saúde, 5.642 estão imunizados, o que representa 42,7% do grupo. A meta do município é vacinar 10.533 crianças de 6 meses a 2 anos, sendo que até ontem 4.313 receberam a dose contra Influenza. As gestantes vacinadas contabilizam 1.917, isto é, 36,4% da meta. Os doentes crônicos imunizados somam 5.776, que significa 16% do grupo. Já 6% dos indivíduos privados de liberdade tomaram a vacina contra gripe, ou seja, 191 pessoas.
A coordenadora de Imunização, Sônia Fernandes, explicou que após imunizado o organismo leva cerca de 20 dias para iniciar a proteção contra o vírus da gripe, por isso quanto antes os londrinenses procurarem as Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina, mas cedo estarão protegidos.
"Nossa meta é vacinar pelo menos 80% de cada grupo, mas para isso é importante que as pessoas saibam que quanto antes tomarem a vacina, mais cedo ela começará a fazer efeito. Isto tendo em mente que a imunização leva em torno de 20 dias para ter efeito. A vacina contra gripe é comprovadamente eficaz, segura e tem boa proteção", disse Sônia.
As doses da vacina estão disponíveis em todas as 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na zona urbana. Com a prorrogação da campanha, a vacinação dos grupos prioritários segue até o último dia útil do mês de abril, ou seja, terça-feira (3).
Mesmo com a vacina, é preciso que as pessoas mantenham as medidas de higiene e prevenção contínuas, como a lavagem das mãos, uso do álcool gel e a manutenção de ambientes arejados.