As unidades básicas de saúde de Londrina estarão abertas até às 17h deste sábado (19) para vacinar crianças contra o sarampo. A intenção é aumentar a cobertura vacinal considerada preocupante, já que apenas 61% das crianças com 1 ano em Londrina receberam a primeira dose para imunização e 59% receberam a segunda dose aplicada com 1 ano e 3 meses, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Nesta semana, a cidade teve o primeiro caso confirmado de sarampo após 26 anos sem registros da doença. Um jovem de 18 anos que participou de uma festa em Maringá no mês passado retornou a Londrina com sintomas da doença. Outros quatro casos considerados suspeitos são monitorados pela Secretaria de Saúde.
"A gente precisa conseguir mudar a conscientização e a responsabilização por parte do cidadão. A intensificação hoje é voltada para uma faixa etária que não consegue buscar a unidade de saúde sozinha. A vacina fica disponível em todas as unidades durante a semana. Sarampo é uma doença altamente contagiosa e de circulação viral muito rápida”, destacou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.