A Secretaria Municipal de Saúde começa na próxima semana, os trabalhos de campo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA). O levantamento deve ter início na próxima segunda-feira (7) e término na sexta (11). O último LIRA foi realizado no mês de agosto, e apontou um índice de infestação de 0,3% na cidade.
O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, informou que durante a próxima semana, cerca de oito mil imóveis devem ser visitados. "Além dos nossos 13 supervisores, também teremos cinco agentes da 17ª Regional de Saúde, que nos auxiliarão nos 10% de amostragem direta e indireta. Após a amostragem normal, feita pelos agentes, estes supervisores repassam alguns dos domicílios visitados e fazem a revisão das larvas enviadas para laboratório", contou.
O coordenador ressaltou ainda, que alguns locais que já receberam visitas nesta semana devem receber os agentes para o LIRA na próxima semana. "Como os domicílios são sorteados, alguns que tiveram visita de rotina nesta semana podem ser sorteados para a realização do LIRA, qualquer dúvida, o morador pode entrar em contato com a coordenadoria", pontuou.
Belisário também destacou que nesta sexta-feira (4), os agentes estarão fazendo um trabalho de revisão em todos os cemitérios da cidade, retirando possíveis focos de proliferação do mosquito. "Nos dias 24 a 27 de outubro, trabalhamos com a limpeza dos cemitérios, no dia 31, fizemos a aplicação de inseticida, e finalizaremos os trabalhos nos cemitérios amanhã, com esta revisão, para manter a qualidade da proteção dos cemitérios", ressaltou.
Além disso, neste sábado, Belisário informou que os agentes estarão realizando, após 13h, um trabalho especial, juntamente com os alunos do Centro Brasileiro de Curos (Cebrac). "Estaremos na região do jardim Tókio, com 100 alunos do Cebrac, realizando um grande mutirão educativo e de limpeza, juntamente com a CMTU e com a SEMA. Além das proximidades da UBS do bairro, também estaremos limpando o fundo de vale da rua Doutor João Nicolau", disse.
Números da dengue
Belisário também informou que nesta semana, cinco novos casos de dengue foram confirmados no município. Subiu, portanto, para 7.382 o número de casos confirmados da doença no município. Foram confirmados dois casos na região oeste, um na leste e dois na norte.