Notícias

Saúde prepara concurso para contratar médicos residentes em Londrina

08 dez 2015 às 10:54

A Secretaria Municipal de Saúde contratou a Fundação de Apoio à Unespar (Fafipa), de Paranavaí, para organizar um concurso público que prevê a contratação de seis médicos residentes em Londrina. Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, os profissionais vão integrar um programa federal voltado ao fomento da residência médica nos postos de saúde. "Eles vão trabalhar junto à comunidade por meio do Programa Saúde da Família", explicou em entrevista ao Bonde nesta terça-feira (8).

O programa do Ministério da Saúde, conforme Martin, tem a intenção de formar médicos especialistas em atenção básica. A iniciativa, ainda segundo ele, pretende contratar seis residentes no próximo ano e mais seis em 2017. "Pelo programa, vamos contar com doze médicos recém-formados em dois anos", disse.


O concurso para a contratação dos profissionais deve ser realizado em janeiro. "Temos a intenção de iniciar o mês de março já com os médicos empregados", adiantou o secretário, acrescentando que mais detalhes do programa serão divulgados pela prefeitura nas próximas semanas.



Déficit


O secretário de Saúde destacou, ainda, que o município prepara outro concurso público para a contratação de pelo menos 50 médicos para os postos de saúde. "O déficit é grande e precisamos fazer essa reposição o quanto antes", admitiu.


Martin disse, entretanto, que, antes da realização do concurso, a secretaria vai analisar um modo para alterar a denominação dos médicos contratados pelo município. "Atualmente, os profissionais são contratados como promotores de saúde pública, e isso desagrada a categoria. Vamos tentar alterar esse modelo, melhorar os salários e, assim, atrair os médicos para o processo seletivo", explicou.


Os cerca de 50 médicos a serem contratados vão trabalhar nas unidades básicas, conforme o secretário. "Eles vão desafogar as unidades de pronto atendimento, que, atualmente, precisam atender pacientes menos graves. Esses usuários procuram as UPAs por que sabem que não há médicos nas UBS", contou.

Gilberto Martin adiantou, também, que o município pretende prorrogar outros dois concursos públicos, que iriam vencer em janeiro e março de 2016, para poder convocar mais funcionários à Secretaria de Saúde. "São enfermeiros, auxiliares, dentistas, agentes de saúde... Profissionais aprovados nos testes e que aguardam o chamamento", disse, preferindo não estipular quantos servidores serão convocados.


Continue lendo