O Ministério da Saúde credenciou a Santa Casa de Londrina para fazer cirurgia bariátrica, a gastroplastia redutora, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os primeiros pacientes com obesidade iniciarão o atendimento ambulatorial pré-operatório ainda em junho. O hospital, que fez o primeiro pedido de credenciamento há dez anos, está concluindo os trâmites burocráticos, como definição de fluxo de pacientes com o gestor municipal da saúde, para iniciar o atendimento.
A estimativa do hospital e da equipe médica, coordenada pelo cirurgião Milton Ogawa, é de fazer até 10 cirurgias redutoras por mês em pacientes do SUS. Os pacientes com obesidade a serem atendidos na Santa Casa serão encaminhados pela Autarquia de Saúde de Londrina.
Os pacientes passarão primeiro por avaliação de endocrinologista, continuando com atendimento psicológico e nutricional. Seguindo protocolos para este tipo de procedimento, somente depois dessa avaliação e tratamento iniciais, se ainda houver indicação cirúrgica, é que serão feitas as primeiras cirurgias pelo SUS na Santa Casa.
O hospital já está com tudo pronto: estrutura física específica e equipe preparada com médicos especialistas em cirurgia bariátrica e profissionais de apoio. Na parte física, quatro leitos de enfermaria, divididos em dois quartos, um leito de terapia intensiva (UTI) e sala cirúrgica específicos vão atender esses pacientes.