O município de Rolândia apresentou nesta quarta-feira (15), um caso supeito de Gripe A H1N1. Trata-se de um paciente que mora em São Paulo e esteve em contato com uma pessoa que retornou da Argentina há 7 dias e que está apresentando tosse.
O paciente (jovem adulto) chegou ao hospital São Rafael, na noite de terça-feira (14), com febre, dor de garganta, tosse e dor no corpo. Ele foi conduzido para avaliação da enfermeira do hospital e enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município. Após investigação, foi considerado um caso suspeito por se enquadrar nos critérios padronizados pelo Ministério da Saúde.
Foi coletado material para exame específico do vírus H1N1 que será enviado à Londrina, posteriormente à Curitiba e por fim vai para o Rio de Janeiro. Por volta de 10 dias, saberemos se o caso é confirmado da gripe ou não. O paciente foi medicado, está na casa de parentes e passa bem. Todos os familiares estão orientados e são monitorados pela vigilância do município. Ele deve ficar em isolamento domiciliar por 7 dias.