A cidade do Rio de Janeiro retomará a vacinação de idosos contra a Covid-19 após oito dias de paralisação da campanha por falta de doses, como ocorreu em diversas capitais. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (DEM) nas redes sociais.
Nesta quinta (25), será a vez de quem tem 82 anos, na sexta (26), 81 anos, e no sábado (27), 80 anos, além das pessoas acima dessa idade que perderam seu dia de imunização. O informe da prefeitura, porém, diz que as próximas datas só serão divulgadas depois que novas remessas do imunizante chegarem.
A vacinação está sendo feita em postos de drive-thru e nas unidades de saúde, que podem ser consultadas no site do município (veja os horários ao final).
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Até a última terça (23), 271 mil cariocas haviam recebido a primeira dose (o equivalente a 4% da população), sendo que 64 mil deles já tomaram a segunda dose. A etapa dos próximos três dias deve abarcar mais 100 mil idosos, em média.
Antes da paralisação, o Rio previa vacinar todos acima de 75 anos até o fim de fevereiro, e os acima de 60 anos até o fim de março. Com a ausência do envio de lotes pelo governo federal, porém, a cidade só chegou à faixa dos 83 anos e teve que alterar o calendário.
A retomada da campanha será possível porque, na última terça (23), a Fiocruz importou 2 milhões de doses prontas da vacina da AstraZeneca/Oxford e o Instituto Butantan envasou 1,2 milhão de doses da Coronavac, permitindo uma nova distribuição do Ministério da Saúde aos estados e municípios.
O imunizante importado pela Fiocruz será aplicado apenas em quem ainda não tomou a primeira dose, visto que o intervalo deve ser de oito a doze semanas. Já o do Butantan será usado para primeiras e segundas doses, considerando o intervalo de duas a quatro semanas.
O ministério recomenda que os estados reservem a Coronavac. "Tendo em vista o intervalo entre as doses, e considerando que ainda não há um fluxo de produção regular da vacina, orienta-se que a segunda dose seja reservada para garantir que o esquema vacinal seja completado", diz informe técnico.
Agora, a prioridade nacional são as pessoas de 85 a 89 anos, de 80 a 84 anos, 3.837 indígenas e 8% dos trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados.
ONDE SE VACINAR NO RIO
Quinta (25) e sexta (26):
Funcionamento das 8h às 17h
- Clínicas da família e centros municipais de saúde
- Planetário da Gávea
- Tijuca Tênis Clube
- Museu da República, no Catete
Funcionamento das 9h às 15h
- Drive thru da UERJ, no Maracanã
- Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
Sábado (27):
Funcionamento das 8h às 17h
- Clínicas da família e centros municipais de saúde
- Planetário da Gávea
- Museu da República, no Catete
Funcionamento das 8h às 14h
- Drive thru do Engenhão, no Engenho de Dentro
Funcionamento das 9h às 15h
- Drive thru da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão
- Drive thru do CMS Belizário Penna, em Campo Grande
- Drive thru do CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu
- Drive thru do Parque Madureira
- Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
- Drive thru da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz
- Drive thru do Sambódromo, em Santo Cristo
- Drive thru do Campus da UFRJ na Praia Vermelha