Notícias

Revista em quadrinhos aborda a importância do combate ao Aedes aegypti em Londrina

17 fev 2016 às 08:45

Alunos do segundo ano do curso de Design da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentaram na última segunda-feira (15), os trabalhos desenvolvidos para o projeto "História em Quadrinhos como ferramenta ao Design da Informação", que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram produzidas três revistas com a finalidade de conscientizar a população londrinense sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma quarta revista traz informações a respeito da utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os gibis informativos foram criados para a disciplina de Histórias em Quadrinhos, ministrada pela professora Paula Napo.


A concepção e etapas de produção do projeto tiveram colaboração da Secretaria Municipal de Saúde. Foram apresentados aos alunos detalhes sobre a situação da dengue em Londrina, apontando a necessidade de reforçar a divulgação do assunto para a comunidade.


As revistas serão impressas em breve e devem ser distribuídas em escolas, universidades e em locais públicos. Cada uma das publicações teve tratamento específico, sendo direcionada a diferentes faixas etárias: as publicações sobre o Aedes são de 6 a 12, 13 a 17, e 18 a 25 anos. A revista sobre o Samu tem como público pessoas de 15 a 25 anos.

As histórias que compõem as revistas abordam as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. O material também trata de aspectos como o lixo, a água parada e os riscos e consequências das doenças, que podem levar à morte. Os personagens inseridos no contexto são crianças, adultos, os próprios mosquitos e até a Morte, personificada.


Continue lendo