Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Autorização da CMED

Remédios podem ficar até 10,08% mais caros a partir desta quinta-feira

Andreia Verdélio/Agência Brasil
01 abr 2021 às 10:50

Compartilhar notícia

- Jefferson Rudy/Agência Senado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta quinta-feira (1º), os medicamentos poderão ter reajustes de até 10,08%. O aumento foi autorizado pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), em resolução publicada durante a segunda (31) no Diário Oficial da União.


O Conselho de Ministros da CMED aprovou três níveis de reajuste: 10,08%; 8,44%; e 6,79%, que variam conforme a competitividade das marcas no mercado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O reajuste anual no setor de medicamentos acontece, geralmente, em abril. No ano passado, entretanto, o governo suspendeu os aumentos por 60 dias em razão da pandemia de covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


O percentual de aumento é definido conforme a Lei 10.742/2003 e calculado por meio de uma fórmula que leva em conta a variação da inflação - medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) -, ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e características de mercado. De março de 2020 a fevereiro de 2021, o IPCA acumulou alta de 5,20%.


Além disso, a CMED também define o preço máximo ao consumidor em cada estado, de acordo com a carga tributária do ICMS, que é imposto estadual, e a incidência das contribuições do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que são tributos federais. Para fazer jus ao reajuste de preços, as empresas produtoras e importadoras de medicamentos deverão apresentar à CMED relatório de comercialização até o dia 9 de abril.

As empresas também deverão dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos e as farmácias devem manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de fiscalização as listas dos valores atualizados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo