O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (30) edital de pesquisas em HIV na Região Sul. Serão financiados até 49 projetos em 25 linhas temáticas. O público-alvo da chamada são universidades, instituições de pesquisa, serviços de saúde ou organizações da sociedade civil. Informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.aids.gov.br/chamadasdepesquisa. O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) são parceiros na iniciativa.
As linhas temáticas abrangem questões como: subtipos do HIV; co-infecções com hepatites B e C, HTLV-I e II, tuberculose e HPV; transmissão vertical do HIV, da sífilis, das hepatites virais e do HTLV; vulnerabilidade de vítimas de abuso sexual, crianças e adolescentes à epidemia; situação de extrema pobreza que envolve pessoas vivendo com HIV/aids; direitos humanos; usuários de drogas; feminização da aids; mobilidade de profissionais do sexo; e reações adversas à terapia anti-retroviral.
Também serão estudados: qualidade de vida, acesso aos serviços de saúde e adesão ao tratamento anti-HIV; comportamento sexual, prevenção e tratamento de pessoas com mais de 50 anos; cultura sexual da comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros); monitoramento da epidemia; implantação de projetos e sistemas específicos sobre aids; gestão governamental; experiências bem-sucedidas; impacto da reprodução assistida, entre outros.
O intuito da chamada de pesquisas é aprimorar o conhecimento científico nas áreas de promoção, prevenção e assistência em aids e outras doenças sexualmente transmissíveis nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os interessados poderão enviar propostas por correio até o dia 14 de junho de 2007.
Para seleção e aprovação, serão considerados o mérito científico, a relevância, a adequação à proposta orçamentária, a estrutura institucional e a capacidade gerencial. O resultado da seleção será divulgado nos sites www.aids.gov.br e www.unodc.org.br. Além disso, todos os participantes da concorrência serão informados por ofício.