A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, promove nesta quinta-feira (28), ações em prol da defesa da saúde da mulher e da redução da morte materna.
Será a partir das 14h30, no Auditório da Associação Médica de Londrina, na avenida Harry Prochet, 1.055. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. A programação marca o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, celebrado amanhã.
Será exibido o filme "O Renascimento do Parto" lançado em 2013, que faz uma avaliação de como está a assistência obstétrica no Brasil, quais os principais problemas e dificuldades sobre os tipos de nascimentos no país, retrata os altos índices de cesariana e, também, mostra as dificuldades no sistema hospitalar para o parto humanizado.
De acordo com a socióloga e assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Elaine Galvão, o filme destaca a importância do parto natural e as condições para que a mulher possa escolher qual tipo de parto ela deseja. "O filme é para que ela seja bem informada de todos os procedimentos e orientada de todo o processo, desde a gestação até o puerpério", afirmou.
Após o filme haverá um debate com doula Marília Mercer, a enfermeira e obstetra Andrielle Martins e a médica Marlene Nonaka. Também terá o lançamento do "Almanaque D’elas", uma publicação com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o que é o feminismo. A publicação foi produzida pela Rede Feminista de Saúde, em parceria com a Casa da Mulher Catarina e o apoio do Fundo Social Elas. O Almanaque será distribuído no local.
As ações contam com a parceria do Grupo Doulas de Londrina, Gesta Londrina e Rede Feminista de Saúde.
Programação:
14h30 – Exibição do filme "O ‘Renascimento do Parto" (2013)
16 horas – Debate
17 horas – Lançamento do "Almanaque D’elas"