Um bebê de apenas cinco dias, que sequer teve a identidade registrada, morreu na manhã desta segunda-feira (18) após ser amamentado pela própria mãe. A situação aconteceu no distrito de Pirapó, pertecente à cidade de Apucarana (60 km de Londrina), na região norte do Paraná. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a mulher buscou socorro na unidade básica mais próxima, mas a criança já tinha sofrido uma parada cardiorespitaróia. Mesmo com as manobras de ressuscitação dos médicos, ela veio a falecer.
De acordo com o vice-presidente da Secretaria de Saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, a mãe relatou que 'amamentou e colocou o bebê para arrotar perto das 9h30. Uma hora depois, logo após deitá-lo na cama, verificou se ele estava dormindo tranquilamente. Ao virar o filho, percebeu que uma rouxidão tomava conta de todo o corpo'. Depois do susto, a mulher ligou para a mãe, que trabalha como agente comunitária no posto de saúde de Pirapó. Apesar da rapidez no atendimento, não foi possível a reanimação.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana, mas a liberação para enterro e sepultamento só ocorrerá após registro da identidade do bebê. Policiais civis estiveram em Pirapó para acompanhar os desdobramentos do caso. "Todo cuidado com recém-nascido é pouco. Infelizmente, foi uma fatalidade", comentou Bachiega.