Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aumento de casos

PA do Leonor e UBS da vila Ricardo em Londrina vão atender só casos suspeitos de Covid-19 e síndromes respiratórias

Redação Bonde com N.Com
20 jan 2022 às 11:38

Compartilhar notícia

- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O PA (Pronto Atendimento) do Leonor e a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ricardo passam a atender apenas casos respiratórios a partir da manhã desta quinta-feira (20). Cada local conta com 3 médicos para atender os pacientes. Isso se deve ao aumento do número de casos de Covid-19 e outros casos respiratórios, conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde). 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O PA do Leonor funciona 24 horas por dia, enquanto a UBS da Vila Ricardo fica aberta das 7h às 19h.

Leia mais:

Imagem de destaque
reversão do cenário

Boletim InfoGripe indica manutenção de queda de casos de covid-19

Imagem de destaque
Sabia?

Absorventes internos podem causar choque tóxico se usados por muitas horas

Imagem de destaque
Estudo

Pesquisadores identificam subtipo de câncer de próstata mais agressivo

Imagem de destaque
Novo estudo

Estimulação cerebral para tratar depressão em casa tem resultados positivos

 

Publicidade

“Temos observado uma grande demanda de síndromes respiratórias, em especial, durante a madrugada. Identificamos a necessidade de um suporte para a UPA do jardim Sabará. E o PA do Leonor é uma unidade 24 horas, recentemente reconstruída pela Prefeitura de Londrina, com uma grande estrutura, e pretendemos com isso ampliar nossa capacidade de atendimento”, explica o secretário de saúde, Felippe Machado.

 

Publicidade

A partir das atualizações, Londrina conta com seis locais exclusivos para esses casos. São eles: UBS (Unidades Básica de Saúde) do Chefe Newton, do Guanabara e da Vila Casoni, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará e os dois já citados (PA do Leonor e UBS da Vila Ricardo).

 

Publicidade

Segundo dados oficiais, na primeira semana de janeiro de 2022, 2.243 pessoas foram atendidas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará e nas UBS Guanabara e Casoni. Já entre 9 e 15 de janeiros, na segunda semana do ano, houve um aumento de mais de 1.500 pacientes, totalizando 3.891 fichas de atendimento abertas. O número de casos classificados como de alto risco, no entanto, foi o mesmo nas duas semanas: apenas dois casos. Do dia 16 até o momento, 5.338 pessoas já procuraram as unidades de saúde, o dobro da primeira semana de janeiro. Seis casos foram computados como grave.


Alteração da localização dos pacientes

Publicidade


Os pacientes que estiverem com sintomas diferentes dos de gripe e Covid-19 e que a unidade de saúde era o PA do Leonor ou a UBS da Vila Ricardo devem se direcionar à UBS do Maria Cecília e do União da Vitória ou a UPA do Jardim Sol, em casos de emergência. Também é possível receber o atendimento pelo serviço de telemedicina.


Telemedicina

Publicidade


O serviço de telemedicina atende pelo número 0800-400-1234, orientando aqueles que positivaram para Covid-19 ou que precisam de atestados médicos. A telemedicina funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e é exclusiva para casos positivados de Covid-19, seja por meio de testes de farmácia ou de laboratórios particulares. Quatro médicos ficam à disposição dos londrinenses para realizar consultas à distância e orientá-los sobre o tratamento e isolamento social. Desde segunda-feira (17), mais de 500 pacientes procuraram esse tipo de atendimento.

 

“Desde segunda-feira, o serviço tem atendido uma grande demanda, consequentemente, tem colaborado para desafogar os casos positivos que buscam as Unidades Básicas de Saúde. Isso porque, grande parte da população que busca as nossas unidades refere-se as pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, que fizeram a testagem na rede privada ou em farmácia e tiveram o resultado positivo, necessitando do atestado médico para apresentar em seu trabalho”, explicou Machado. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo