O projeto de extensão “Agricultura urbana e periurbana em Londrina: ação extensionista de prática agroecológica” necessita de doações de insumos e equipamentos para estruturar uma horta comunitária na Universidade, que servirá de laboratório aos integrantes do projeto. O grupo pretende construir a horta em área próxima ao CCA (Centro de Ciências Agrárias) e, futuramente, abrir para visitas guiadas, com o objetivo de cultivar o interesse da população pela produção agroecológica e pela economia doméstica.
Segundo o coordenador-geral do projeto e professor do Departamento de Economia/ CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados), Carlos Caldarelli, o grupo precisa principalmente de equipamentos para manutenção da horta, como roçadeiras, tobata (um pequeno trator utilizado na agricultura), rolo faca, enxadão e cavadeiras. Como a produção agroecológica é feita exclusivamente sem herbicidas ou qualquer insumo químico, a roçagem do terreno é fundamental para que ele não se torne uma “selva”, nas palavras do coordenador do projeto.
“Não usamos nenhum tipo de agroquímico e, por esse motivo, as plantas companheiras e o mato crescem com muita frequência. Para operar esses equipamentos, temos os estudantes e envolvidos no projeto”, afirmou. Segundo o coordenador, independente da área de cada estudante, todos os envolvidos no projeto deverão, “em algum momento”, trabalhar em atividades na horta comunitária.
Leia mais:
Contestado estudo que popularizou hidroxicloroquina contra Covid é 'despublicado'
CNU divulga revisão das notas da prova discursiva e redação; saiba como consultar
Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta
Movimento de pais tenta impedir armazenamento de celulares nas mochilas dos alunos
O grupo tem o objetivo de ajudar na conscientização da comunidade externa, integrando diferentes áreas do conhecimento, na promoção da agroecologia, da alimentação saudável e do consumo de alimentos frescos.
É composto por cerca de 20 estudantes e professores de Agronomia, Economia, Nutrição e Serviço Social. Além de Caldarelli, atuam na coordenação conjunta do projeto os professores Mauricio Ursi Ventura, do Departamento de Agronomia, do CCA, e Clisia Mara Carreira, do Departamento de Nutrição – CCS (Centro de Ciências da Saúde).
Estruturar para expandir
Num primeiro momento, o grupo vai se concentrar em estruturar o projeto no território da UEL antes de ir a campo. Depois, com a instalação da horta – que terá três talhões e deve ocupar uma extensa área, próxima ao Laboratório de Alimentos -, pretende expandir as atividades, buscando parcerias com prefeituras e escolas.
Já começou a ser gestada, inclusive, a ideia de duas novas hortas comunitárias na cidade, uma no Jardim Itapoã e outra no Jardim Padovani. Com o estabelecimento das hortas, o grupo pretende iniciar visitas nas casas dos moradores, com os estudantes de Nutrição, assim como visitas em colégios e outros equipamentos públicos para incentivar a produção agroecológica e comentar sobre seus benefícios sociais.
Empresas e demais interessados em colaborar com doações podem entrar em contato com o professor Caldarelli pelo e-mail [email protected]. Confira a lista completa de insumos e equipamentos solicitados pelo projeto de extensão:
Mudas (diversas).
Sementes (diversas).
Roçadeira.
Tobata.
Rolo faca.
Enxadão (4 unidades).
Cavadeira (3 unidades).
Tesoura de poda (4 unidades).
Facão (3 unidades).
Serrinha para agricultura – corte – (4 unidades).