Provavelmente você nunca parou - ou foram raras vezes - para pensar quanto o estresse influencia no funcionamento do seu organismo, certo? Mas sente os efeitos dele - cansaço, irritação, depressão, hiperatividade, dores de cabeça, digestão mais lenta, constipação intestinal e insônia, entre outros? Um software de tecnologia norte-americana, chamado Nerve Express System, novidade no Brasil, auxilia a detectar precocemente os sinais de disfunção no organismo causados pelo estresse, principalmente o desequilíbrio entre os ramos simpático e parassimpático do sistema nervoso autônomo (SNA).
Entender como funciona o SNA, explica o fisioterapeuta Afonso Salgado, que trouxe a tecnologia a Londrina, é fundamental para entender como o estresse pode causar disfunções, que, por sua vez, podem resultar em doenças. ''O equilíbrio deste 'piloto automático' sobre nosso corpo e sobre suas funções vitais gera saúde e prevenção'', afirma.
O SNA é responsável pelas funções vitais do corpo, entre elas controle hormonal, imunidade, respiração, circulação do sangue e digestão. Mas também é responsável pelas reações do corpo frente a modificações do ambiente. O ramo simpático, explica Salgado, é o ''acelerador'', concebido para dar resposta de ''luta ou fuga'', favorecendo a performance muscular e cardíaca durante conflitos e crises. O outro ramo, o parassimpático, é o ''freio'', responsável por todo o controle interno do corpo, agindo no sono e no repouso (recuperação).
O desequilíbrio se reflete no funcionamento deficiente ou acelerado de um, ou dos dois ramos do SNA. Quando o ramo simpático 'funciona' em excesso e o parassimpático com deficiência, por exemplo, a pessoa vive em estado de alerta e tem as funções vitais mais lentas. ''Neste caso, a digestão, ou o funcionamento do intestino, ficam mais lentos, porque o corpo precisa estar relaxado para isso. Quando os dois (ramos) estão baixos, é depressão, porque a pessoa nem acelera, nem se recupera'', exemplifica.
No exame feito na chamada ''máquina do estresse'' são medidas as frequências dos batimentos cardíacos, função controlada pelo sistema nervoso autônomo, como um exame de eletrocardiograma. O sistema funciona acoplado a um monitor de frequência cardíaca e o teste completo tem duração de 15 a 20 minutos. ''É um método não invasivo de avaliação quantitativa, que funciona como um parâmetro fiel da condição atual de saúde e do estresse'', avalia.