Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
histórico de saúde

Profissionais do SUS terão acesso a prontuário unificado de pacientes

Redação Bonde com Agência Brasil
17 jul 2024 às 11:01
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde, vai permitir que profissionais da saúde possam ter acesso ao prontuário eletrônico unificado, com o histórico de saúde dos pacientes. Os dados poderão ser acessados durante a consulta, em qualquer ponto da rede de serviços em todo o país. 


O  compartilhamento de dados é possível por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde, que já conta com mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis. O aplicativo Meu SUS Digital é o mais baixado na categoria saúde entre aplicativos gratuitos, com mais de 50 milhões de download e 4,5 milhões de usuários ativos. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Até então, o prontuário estava na unidade em que o usuário fazia o seu atendimento. Agora, esse prontuário passa a estar disponível em qualquer ponto da rede em todo o Brasil no contexto de atendimento. Então, no momento em que esse paciente vai ser atendido, o profissional vai conseguir abrir o prontuário dele e ter as informações. Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”, explicou a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, nesta terça-feira (16). 

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeiro no Brasil

Londrina recebe primeiro consultório do ‘Psicólogos Sem Fronteiras’ do Brasil

Imagem de destaque
Inaugurada em 1944

Santa Casa de Londrina completa 80 anos neste sábado

Imagem de destaque
Infogripe

Casos de Covid continuam em alta no Brasil, mostra boletim da Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

24,7% dos alimentos consumidos por crianças de até 5 anos no país são ultraprocessados


Também foi anunciado o Sumário Internacional do Paciente, que vai possibilitar que,  em viagens internacionais, se a pessoa precisar de um atendimento de saúde, ela terá disponível no Meu SUS Digital dados básicos como medicamentos dos quais faz uso, alergias, entre outros, para consulta durante o atendimento. 

Publicidade


TELESSAÚDE


O Ministério da Saúde anunciou ainda a implantação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Pará, que vai beneficiar a comunidade do Quilombo Boa Vista. 

Publicidade


Um ponto de telessaúde também foi instalado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com qualificação de equipes e envio de equipamentos. A ideia é que essa seja uma base para expandir a iniciativa em periferias urbanas e rurais de outras regiões do país. 


A telessaúde é uma das ações estruturantes do SUS Digital que permite ampliar o acesso à diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões ações de telessaúde (teleatendimento e telediagnóstico). 


Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal vai oferecer incentivo de R$ 464 milhões para realizar ações de transformação digital em todas as regiões do Brasil.  


Imagem
Saúde confirma mais 13 mil casos e 23 mortes por dengue no Paraná
A Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) divulgou nesta terça-feira (16) o novo boletim semanal da dengue. O Paraná registrou mais 13.049 casos da doença e 23 óbitos.
Imagem
Ministério da Saúde alerta para riscos de grávidas com febre do oropouche
O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o risco de febre oropouche para mulheres grávidas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade