A empresa Nestlé está sendo investigada pelo Procon-SP por comercializar um composto lácteo chamado Ninho Fases, após receber a denúncia de um consumidor. Segundo a entidade, as embalagens de Ninho e Ninho Fases têm a mesma cor e formato, podendo confundir os pais na hora das compras.
Diferente do leite Ninho, o Ninho Fases é um composto feito de mistura à base de leite e outros ingredientes, como óleos vegetais. O produto tem diferentes versões para cada faixa etária, que vai de um a cinco anos.
Segundo a reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo, existe a clara possibilidade do consumidor ser induzido ao erro. Por este motivo, o Procon iniciou uma investigação que vai apurar as circunstâncias. O órgão analisará a publicidade da empresa direcionada para o produto em questão e poderá aplicar multa ou exigir contrapropaganda. O prazo para o resultado da análise é de 4 meses, disse Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.
"A informação nem sempre é clara. O consumidor não sabe a diferença entre leite e composto lácteo. Para ele, é tudo leite, mas o composto lácteo não tem as mesmas propriedades.", declarou Góes.
Além do Procon-Sp, o Ministério da Agricultura também já recebeu reclamações sobre o produto Ninho Fases.
Em nota, a Nestlé argumentou que respeita o direito de informação ao consumidor e garante que cumpre a legislação que regulamenta a comercialização dos compostos lácteos. A multinacional afirmou que os ingredientes adicionados ao leite contribuem para a ingestão de nutrientes necessários no desenvolvimento da criança. (Com informações do Jornal Folha de São Paulo)