O governador Beto Richa lamentou nesta segunda-feira (15) a morte do primeiro médico contratado para atuar no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), o doutor Ricardo Rydygier de Ruediger, que faleceu neste domingo (14). Richa destacou que o pioneirismo do doutor Ricardo contribuiu muito para a evolução do serviço, que já salvou mais de 300 mil vidas nos seus 25 anos de história.
"Foi um profissional profundamente comprometido com o Siate e aplicava em seu trabalho um sentido social inerente ao exercício da medicina", disse o governador. "O doutor Ricardo foi um dos fundadores do Siate, modelo de atendimento emergencial no País, e a sua morte deixa de luto toda a comunidade da saúde pública no Estado do Paraná", afirmou o governador.
Ruediger morreu no início da noite deste domingo no Hospital São Vicente, em Curitiba. Ele sofria de câncer no pâncreas, fazia quimioterapia e estava em tratamento desde fevereiro, quando teve o diagnóstico da doença.
Natural de Curitiba, Ricardo Rydygier de Ruediger tinha 59 anos e deixa esposa e dois filhos. Contratado em 20 de janeiro de 1989 pelo Siate, participou de toda a fase de planejamento e concepção do serviço, onde trabalhou até março deste ano.
EXEMPLO PROFISSIONAL - Ruediger era especialista em colo-proctologia e fez carreira acadêmica na Faculdade Evangélica do Paraná. Foi professor do Curso de Medicina da instituição e preceptor dos alunos de residência médica no Hospital Evangélico de Curitiba.
O coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinícius Filipak, afirma que Ruediger foi um exemplo de profissional sério e dedicado, que lutou até o final da vida para o fortalecimento do serviço que ajudou a criar. "Não podemos falar do Siate sem falar no doutor Ricardo. Tive a oportunidade de trabalhar com ele durante anos e, com certeza, foi um grande aprendizado", disse Filipak.
De acordo com o coordenador médico do Siate, Edison Texeira, o sentimento é de tristeza, mas também de gratidão. "Ele sempre teve o respeito de toda a nossa equipe. O trabalho que desempenhou teve reflexo direto na credibilidade que o Siate tem hoje junto à população", destacou.