A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a coleta de sangue agendada para esta quarta-feira (24) nos postos de saúde de Londrina. A medida afeta 600 pessoas e, segundo o secretário responsável pela pasta, Felippe Machado, foi tomada pelo rompimento da fibra óptica do Centrolab (Laboratório Municipal), na avenida Duque de Caxias, região central. O dano ocorreu pelas fortes chuvas da semana passada.
A decisão não atinge os exames marcados no PAI (Pronto Atendimento Infantil), Maternidade Municipal e os de emergência e urgência das unidades, assim como o atendimento de gestantes. A secretaria ainda não definiu se irá cancelar os agendamentos da quinta-feira. "Vamos reagendar para as datas mais próximas", explicou.
O secretário explicou que o pedido de verificação do sangue é protocolado diretamente pelo usuário na UBS mais perto de sua casa. O servidor faz uma requisição, emite uma guia com o nome do paciente e encaminha a demanda para o laboratório. Quando o documento chega, a rede informatizada do Centrolab processa o exame e disponibiliza o resultado automaticamente para o médico do posto. Sem a fibra óptica, o profissional não consegue saber a conclusão do teste.