O prefeito Barbosa Neto, secretário municipal de Saúde, Márcio Nishida, e o chefe de gabinete e secretário municipal de Governo, Marco Antonio Cito, anunciaram na tarde desta segunda-feira (26), a criação de gratificação salarial de 25% para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de concurso público para a área.
Serão 350 vagas para agentes comunitários até junho do próximo ano, além das 18 vagas para médicos municipais. Com essa iniciativa, a Prefeitura contará com 3.525 funcionários na saúde.
Durante a reunião realizada na Vila da Saúde, o secretário de Saúde, Márcio Nishida, disse que o município vai acabar com a terceirização dos serviços prestados e que a contratação de mais servidores significa melhor atendimento à população.
Os 440 funcionários vão poder contar com outros benefícios como uniformes, reajustes de 7%, além do acréscimo salarial de 25%. O prefeito também afirmou que, com o concurso público, haverá redução na jornada de trabalho dos ACS para seis horas diárias e os funcionários passarão a ser estatutários, o que garante estabilidade no emprego público e o fim das contratações por tempo determinado.
O contrato dos agentes comunitários tem validade até abril de 2013, mas depois de homologado o resultado final do concurso público –que será realizado no próximo semestre- o contrato perde a validade e os novos servidores vão passar a assumir os trabalhos.