Os preços dos medicamentos genéricos caíram em média 40% nos últimos cinco anos, na comparação com os equivalentes de marca. A informação é da pesquisadora do Centro Paulista de Economia de Saúde da Universidade Federalde São Paulo, Paola Zuchi. Os dados da pesquisa tem validade nacional.
Mas apesar dos preços menores, os genéricos respondem por cerca de 13% a 15% das vendas no mercado brasileiro, o restante fica por conta dos medicamentos de marca ou similares. Algumas empresas trabalham especificamente com genéricos e outros laboratórios têm linha de genéricos, além da linha com produtos de referência, explicou Paola.
Para a pesquisadora existe uma grande concorrência entre os genéricos, os similares e os de referência ou de marca. Embora considere o mercado bastante vivo, Paola Zuchi defendeu mais esclarecimento dos profissionais de saúde para a prescrição de medicamentos genéricos. É preciso haver ainda uma educação dos profissionais de saúde para que eles orientem os seus pacientes, disse. Segundo ela, é preciso que os médicos prescrevam mais medicamentos genéricos.
O resultado, segundo ela, faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela universidade, que revelou também pouca influência nos preços dos remédios considerados de referência. Essa diferença não tem levado a uma redução nos preços dos medicamentos de marca, constatou a pesquisadora. De acordo com Paola, os preços dos medicamentos de marca se mantiveram em parte estáveis ou, em outros casos, registraram elevação.