A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (30) a 13ª morte por dengue no estado. A doença já avançou para mais 20 cidades, conforme mostra o novo boletim epidemiológico da doença divulgado pela Sesa. O óbito mais recente foi registrado na cidade de Bela Vista do Paraíso, na região metropolitana de Londrina.
A vítima da doença era um homem de 57 anos que tinha problemas cardíacos. Além da morte em Bela Vista do Paraíso, a RML ainda registrou uma cidade na lista de epidêmicas. Trata-se de Ibiporã. Foz do Iguaçu e Guaíra, no Oeste do Paraná, também entraram na listagem de municípios com epidemia.
Segundo o superintendente de vigilância em saúde da Sesa, Sezifredo Paz, a situação das cidades de Guaíra e Foz do Iguaçu preocupam por causa da proximidade com o Paraguai, país que passa por situação grave de epidemia, com 48 mortes registradas.
Mesmo com entrada de outras 20 cidades em situação de epidemia, sete municípios saíram do quadro epidêmico. Entre elas estão Paranavaí e Campo Mourão.
Ao todo, desde agosto de 2012, quando teve início a contagem do boletim epidemiológico atual da dengue, já foram registrados 31.916 casos confirmados de dengue no Paraná. Destes, 30.827 (97%) foram no ano de 2013.