Notícias

PR quer antecipar vacinação contra gripe A

23 nov 2012 às 09:42

Os secretários da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, entregaram na quinta-feira (22) ao secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o documento formal com as reivindicações dos três estados do Sul para o enfrentamento da gripe A em 2013.

O documento propõe a antecipação da vacinação para a primeira semana de abril de 2013, uma vez que as temperaturas na região caem antes mesmo do início do inverno.


Juntos, os três estados registraram 183 mortes por gripe A (H1N1) neste ano. O Paraná registrou 40 mortes, Santa Catarina 76 e o Rio Grande do Sul, 67. "Em virtude das condições climáticas e da incidência da doença, os estados do Sul estão pedindo um olhar diferenciado para esta questão em relação aos outros estados", afirmou Caputo Neto.


Os secretários também pedem que a região tenha prioridade na distribuição dos lotes da vacina. Os três estados reivindicam que o Ministério da Saúde envie já no início da campanha no mínimo a mesma quantidade de doses que receberam durante todo o ano de 2012 (O Paraná recebeu 2,7 milhões de doses).

Para 2013, o pedido foi de cerca de 3,5 milhões de doses para atender também outros grupos prioritários. Além dos já atendidos – crianças menores de dois anos, idosos (maiores de 60 anos), gestantes, população indígena, população prisional de penitenciárias e profissionais de saúde que fazem atendimento à influenza – a intenção é vacinar também crianças com idade entre 2 e 5 anos, doentes crônicos cadastrados em programas de saúde, todos os profissionais de saúde, população albergada (asilos e orfanatos) e população prisional de delegacias.


Continue lendo