A população passou a contar, a partir desta semana, com um site oficial de informações sobre a dengue. No endereço eletrônico http://www.dengue.pr.gov.br/, estão informações sobre a doença, como formas de transmissão e prevenção, sintomas, dicas para combater os focos, sintomas e dados atualizados do Paraná.
"Fornecer informações confiáveis e atuais sobre a dengue é uma forma de combatê-la. Com esse portal a população terá acesso fácil às principais maneiras de evitar a doença e pode esclarecer dúvidas sobre o assunto. No combate à dengue, as informações e ações da população são imprescindíveis, já que somente combatendo os focos de criação do mosquito é que podemos combater a doença", ressaltou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
"Criamos um canal com os veículos de comunicação, já que ali estarão as últimas informações sobre a doença, como dados atualizados e ações de combate à dengue", explica o coordenador de comunicação da Secretaria, Gibran Mendes. Ele citou como exemplo o bom resultado obtido com o hot site da nova gripe, que auxiliou a divulgar informações consistentes e desmistificar boatos que circulavam pela internet.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue, Márcia Gil, o desenvolvimento do site contribuirá de maneira decisiva para a participação da comunidade e para a mobilização social. "O portal irá permitir que as informações sobre a dengue e os vetores que a transmitem sejam compartilhadas com a população de uma forma responsável e confiável", destacou.
Pesquisa – Além de informações de fontes seguras, atualizadas constantemente com notícias, o site oferece espaço para profissionais de saúde e estudantes que desejam fazer pesquisas para trabalhos científicos ou para aplicação prática. Outro conteúdo desmistifica inverdades sobre a dengue.
No portal, a população poderá encontrar vídeos educativos e dicas de profissionais da Secretaria da Saúde, que reforçam o combate ao mosquito e esclarecem os sintomas da doença. Para denunciar focos do mosquito transmissor e saber quais as orientações em caso de suspeita da doença, os usuários têm endereços das secretarias municipais da Saúde de todo Paraná, bem como os contatos da Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde.
Outra vantagem oferecida pelo site é o canal direto da população com o Governo por meio do Fale Conosco, que está preparado para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Telefones úteis para informações é outra ferramenta de comunicação para facilitar o contato com as pessoas e atender prontamente às suas demandas.