Notícias

Postos de saúde sofrem com a falta de 37 itens em Londrina

03 abr 2015 às 15:09

Os vereadores da Comissão de Seguridade Social do Legislativo Londrinense querem providências urgentes da Secretaria Municipal de Saúde para resolver os problemas gerados pela falta de medicamentos e outros insumos necessários ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Segundo levantamento do Legislativo, os postos sofrem com a falta de 37 itens básicos.

Gustavo Richa (PHS), Lenir de Assis (PT) e Vilson Bittencourt (PSL), respectivamente presidente, vice e membro da Comissão de Seguridade Social da Câmara, cobram, ainda, redução das filas de espera para consultas nas áreas de ginecologia, cardiologia, pediatria e ortopedia.


A série de problemas foi apresentada na quinta-feira (2) ao secretário de Saúde Mohamad El Kadri, diretores do órgão, e a fiscal do Sistema Único da Saúde (SUS) em Londrina, Juvira Cordeiro. Segundo o vereador Vilson Bittencourt, os integrantes da comissão foram procurados por munícipes descontentes com a demora na realização de determinados procedimentos, além da falta de medicamentos e outros insumos necessários ao funcionamento das unidades de saúde.


"Conversamos com o secretário sobre os inúmeros os problemas que o setor enfrenta no atendimento à população e ele nos acenou com uma nova reunião para discussão de item por item das reivindicações apresentadas pela população na próxima semana", disse o vereador. E completou : "Muitos problemas podem estar relacionados à centralização das compras, situação que será avaliada pela secretaria. Queremos descobrir onde está o gargalo", afirmou Bittencourt.


A conselheira da Saúde que também ocupa a função de fiscal do Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina, Juvira Cordeiro, entregou a lista com os 37 itens que estão em falta nas unidades, relacionando desde remédios até materiais para pequenas cirurgias e equipamentos de trabalho. "Um dia desses, um cidadão amputado chegou na UBS e não havia gaze para curativo. O enfermeiro teve que rasgar um lençol para fazer o procedimento. Na outra UBS a equipe de Odontologia está indo trabalhar, mas não atende a população porque falta anestésico e outros materiais. Temos que encontrar a solução para estes problemas", disse Juvira.


Secretaria busca soluções - O vereador Gustavo Richa e a vereadora Lenir de Assis também cobraram do secretário empenho do órgão na redução das filas de consultas e cirurgias de ortopedia, cujo problema se agravou em 2013 com a suspensão do convênio com o Hospital Ortopédico. Neste caso, Mohamad informou que até o final de abril será instalada uma nova sala no centro cirúrgico no Hospital da Zona Norte para realização de cirurgias nesta área pelo SUS.

Com relação a recorrente reclamação da falta de médicos, Mohamad El Kadri anunciou que a equipe da secretaria prepara novo concurso público que será realizado até o meio do ano. Já quanto a falta de medicamentos o secretario pediu uma relação completa aos vereadores e à conselheira, para que a equipe do órgão faça um levantamento e possa apresentar as justificativas para os problemas de reposição, durante nova reunião do grupo agendada para a próxima sexta-feira (10), às 9h, na Câmara de Vereadores.


Continue lendo