Notícias

Postos de saúde em Londrina ficam sem vacinas após acidente com caminhão

23 mar 2016 às 08:30

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido a um acidente com um caminhão refrigerado de transporte de imunobiológicos, que levava a remessa bimestral para as Regionais de Saúde do norte do Paraná (16ª, 17ª, 18ª e 19ª), no dia 15 de março, haverá falta de vacinas em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Devido ao acidente, toda a carga transportada foi bloqueada.

Segundo a coordenadora de imunização do Município, Sônia Fernandes, o Centro de Medicamentos Básicos do Paraná (Cemepar) já fez pedido emergencial ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a previsão é de que a reposição dos imunobiológicos em Londrina aconteça no dia 30 de março.



Até este prazo, devido ao estoque no Município não ter sido reposto em razão do acidente e o estoque de vacinas ser pequeno nas UBSs, pois na maioria das unidades a reposição é feita quinzenalmente, haverá falta das vacinas Pentavalente (que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite b e Haemophilus influenzae tipo b) e Dupla adulto (contra tétano e difteria). Também é possível haver falta da vacina contra Hepatite B. "Temos um estoque bastante pequeno desta vacina, que estamos reservando para a reposição das maternidades", explicou a coordenadora.

O Município esclarece ainda que buscou os imunobiológicos na 17ª Regional de Saúde, na última segunda-feira (21), contudo as mesmas vacinas também estão em falta na Regional, pelo mesmo motivo. Além das vacinas mencionadas, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que o Município também está com o estoque zerado da Tríplice Bacteriana (DTP), que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche; Tetraviral, contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela, e Hepatite A, uma vez que o Ministério da Saúde, em função do desabastecimento mundial, tem encontrado dificuldades para manter regularmente o fornecimento de vacinas.


Continue lendo