Através de um estudo cientistas identificaram as regiões do cérebro humano responsáveis por formular estratégias e movimentos de ataque e defesa. O trabalho foi publicado na revista Nature.
Para realizar a análise, uma equipe de pesquisadores liderada por Keiji Tanaka, do instituto Riken Brain Science do Japão, mediu a atividade cerebral de 17 jogadores de shogi, um jogo conhecido como xadrez japonês, durante múltiplas situações de uma partida.
Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética para monitorar a atividade cerebral dos jogadores e identificaram as regiões ativas na elaboração das estratégias de movimentos.
Essa análise revelou que as estratégias de ataque se localizam na região do cérebro conhecida como crosta cingulada posterior (PCC), enquanto as estratégias de defesa se situam na crosta cingulada anterior rostral (rACC). Além disso, a informação coletada sugere que a seleção de uma estratégia é realiza na crosta dorsolateral pré-frontal (dlPFC).
No passado, estudos já haviam sido realizados no campo da tomada de decisões, mas este foi capaz de distinguir com clareza os tipos de estratégias geradas pelo cérebro. Os pesquisadores sugerem que estas descobertas podem proporcionar novas ideias e abrir caminhos para o estudo dos procedimentos que os seres humanos seguem para tomar decisões complexas.
(Fonte: infoexame)