Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dificuldades

Pesquisa revela que 40% das mulheres que tiveram câncer não voltam ao trabalho

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 out 2019 às 09:00
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enfrentar e vencer um câncer de mama ou de útero não é nada fácil, mas quem pensa que as dificuldades acabam com o fim da doença, se engana. Após o sucesso no tratamento, as mulheres enfrentam outro desafio: o retorno à rotina e ao mercado de trabalho.

No Brasil, uma nova pesquisa realizada no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) revelou que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres após dois anos do diagnóstico de câncer de mama é de 60%. Nos Estados Unidos e na Europa, chega a superar os 80%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ajudar as mulheres a enfrentarem este drama, a Assespro-PR aproveita o Outubro Rosa para discutir o assunto sob a perspectiva do setor de Tecnologia da Informação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A diretora adjunta da secretaria Mulher na Tecnologia, Ana Lucia Bittencourt Starepravo, participa de um debate durante o Furacão Rosa – campanha promovida pelo clube Atlético Paranaense em ocasião do Outubro Rosa – que tem como objetivo direcionar as mulheres que tiveram câncer para o caminho de retorno às suas ocupações e escolherem o mercado de TI por este apresentar um crescimento exponencial.

Publicidade


"Lidar com um tratamento como o de câncer não é fácil. Ao término, ficam muitas vezes sequelas físicas e emocionais e a falta de apoio da empresa também pode pesar na decisão de retomar às suas rotinas profissionais. Na palestra, abordaremos que o setor de TI pode ser uma ótima oportunidade para as mulheres retornarem ao mercado de trabalho por ser um mercado em expansão no país", conta Ana Lúcia.


Um estudo feito pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) apontou que o número de vagas de emprego no setor de TI cresceu 300% no Brasil em fevereiro de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No Paraná, este mercado é ainda mais promissor para as mulheres: no período de 10 anos (2007 a 2017), a taxa de crescimento de mulheres empregadas em Serviços de TI (48%) superou em onze pontos percentuais a taxa do Total da Economia do Estado (37%).


O debate, intitulado "Educação, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo", acontece no dia 25 de Outubro, às 15h40, durante o workshop "Os quatro ventos do Furacão Rosa: Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação": que reserva um dia inteiro de atividades voltadas às mulheres em remissão de câncer.

O evento será realizado na Arena da Baixada, com entrada aberta ao público e gratuita.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade