Os alinhadores invisíveis têm despertado cada vez mais o interesse dos brasileiros. Para quem não conhece, este tipo de aparelho é constituído por uma lâmina de material transparente feito sob medida que corrige os dentes desalinhados por meio de pressão constante sobre os dentes, deslocando-os para a posição ideal em cada etapa do tratamento.
Além de corrigir o alinhamento em menos tempo do que um aparelho convencional, os alinhadores invisíveis são removíveis e acompanham a movimentação dos dentes a cada troca de placa ortodôntica, o que facilita a higienização dos dentes e do próprio aparelho. Por seu visual ser transparente, é uma boa opção para quem prefere um modelo de tratamento mais discreto.
Para quem deseja utilizar um aparelho invisível, o odontólogo e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, aponta alguns cuidados que vão ajudar na utilização e garantir os melhores resultados no tratamento.
Leia mais:
Cai consumo de cigarros ilegais no Brasil, mas mercado teme revés com alta de imposto
Regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná com 898 casos
Com apenas um fornecedor, vacina da dengue será desafio para o mundo, diz aliança internacional
Consumo de bebida alcoólica mata 12 pessoas por hora no Brasil, diz estudo da Fiocruz
1. Não tire nem para dormir!
É fundamental que o alinhador seja utilizado por no mínimo 20 horas por dia, devendo ser removido somente na hora das refeições e das escovações. Caso o paciente não use o aparelho corretamente, ele terá que adquirir novas placas dentárias devido ao atraso em toda programação da movimentação dos dentes prevista.
2.Higienize o aparelho
Ao realizar a higienização, opte por uma escova de cerdas macias, sem utilizar creme dental e enxaguantes bucais – os abrasivos que podem despolir as placas invisíveis. O ideal é que a escovação seja feita três vezes ao dia, acompanhada do uso do fio dental.
3. Guarde-o corretamente
Para que o material não seja danificado durante as refeições e a higienização bucal, remova o aparelho cuidadosamente e guarde numa caixinha ortodôntica ou em um copo d’água com solução antisséptica bucal incolor.
4. Não exponha o alinhador a altas temperaturas
Os aparelhos jamais devem ser submetidos a altas temperaturas. Nunca ferva, não o deixe exposto ao sol ou dentro do carro e não ingira bebidas quentes com os alinhadores.
5. Fique longe de alimentos com corantes
Alimentos ou bebidas com excesso de corante ou mesmo legumes muito coloridos como a beterraba também devem ser evitados, pois podem formar manchas no aparelho ou até deformar as placas.
6.Visite seu dentista
Em caso de dúvidas, acidentes ou quebra de placas, visite seu dentista.