Notícias

Passa bem menina de 6 anos que recebeu novo coração em Londrina

02 jun 2015 às 09:00

A menina de 6 anos que recebeu um novo coração nesta segunda-feira (1º) está na UTI do Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina, e passa bem. Depois de 2 horas e 40 minutos de uma cirurgia que transcorreu dentro do esperado, de acordo com a equipe médica, o quadro dela na manhã desta terça-feira (2) é estável, respirando por aparelhos. Apesar das boas condições dela, essas primeiras horas de pós-transplantes são as mais delicadas e inspiram cuidados.

Diagnosticada com insuficiência cardíaca grave, a menina do norte do Paraná recebeu o coração de uma adolescente vítima de atropelamento em Santa Catarina. Ela estava na fila de espera pelo transplante há mais de 3 meses, período que permaneceu internada na UTI do Hospital Infantil, sem nenhum retorno para a casa.


1º caso em Londrina


Este é o primeiro transplante realizado no Hospital Infantil, unidade da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL). Na Instituição é o 53º transplante cardíaco. Também é o primeiro transplante cardíaco em criança feito em Londrina e o primeiro do Paraná em 2015. Segundo dados da Central de Transplantes de Londrina, de 2013 ao final de abril de 2015 foram realizados 66 transplantes cardíacos no Paraná. Desses, apenas 5 em crianças.

A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões cardíacos Gualter Pinheiro Júnior, Rafael Santoro e Luiz Takeshi; as anestesistas Amália Tamae Okamoto, Juliane Cavalheiro e Michele Yamabayashi, além da equipe de 5 profissionais de enfermagem, coordenada pela enfermeira Priscila Derbli.


Continue lendo